empresa poluidora
Nome: Tatiane Farias Lopes
Turma: TST09
Votorantim Metais
O objetivo deste relatório é estabelecer um referencial sobre o que a empresa faz de fato e o que é apresentado à sociedade com relação ao Impacto Ambiental, oferecido por sua atividade.
Votorantim Metais (antiga Companhia Mineira de Mineração - CMM) foi instalada no município de Três Marias em Minas Gerais, as margens do São Francisco, no ano de 1969. A fábrica produz, principalmente, zinco metálico, ligas de zinco e óxido de zinco. Por um período de 20 anos a Votorantim lançou os rejeitos industriais diretamente no rio, sem nenhum tipo de tratamento. Vários foram os desastres ambientais causados pela empresa, como relatam os pescadores que vivem as margens do Rio São Francisco e o que mostram os documentos dos órgãos ambientais. Depois de várias denúncias, em 1986 a Votorantim construiu uma barragem de contenção de rejeitos na margem direita do Rio São Francisco, mas em Área de Preservação Permanente. Os problemas continuaram. Posteriormente construíram a “barragem nova”, que apresenta problemas de infiltração por causa das irregularidades na construção, bem como a localização e solo inadequados para uma barragem de contenção de rejeitos. Recentemente, a mortandade de peixes, principalmente surubins adultos, alarmou a população. Sob a promessa de algumas medidas, uma delas a construção de uma nova barragem, a licença ambiental foi prorrogada por mais alguns anos.
O programa de Gestão Ambiental da Votorantim Metais:
A empresa informa que tem uma estrutura de governança da sustentabilidade e um sistema de gestão ambiental consolidado em todas as unidades de produção e relata altos investimentos em melhorias ambientais. Trabalham cinco temas críticos para os negócios, com metas estratégicas para cada um deles: mudança climática, água, resíduos, energia e biodiversidade. Na prática isso não ocorre.
Além das mobilizações de denúncia, principalmente através da audiência