Os esploradores de cavernas
Como teremos um trabalho pela frente, e que será exigido de nós um fichamento, então aqui se segue um breve resumo sobre fichamento, tirado do livro REDAÇÃO CIENTÍFICA, de João Bosco Medeiros ( cap. 7 )
Estrutura de um fichamento:
Cabeçalho ( título genérico ou específico, e letra indicativa de sequencia das fichas ), referência bibliográfica ( ex.: Garcia, Othon. nome do livro, nome da editora, publicação ), corpo de fihca ( texto ) e local onde a obra pode ser encontrada ( ex.: Biblioteca da FAC ).
O fichamento é oriundo de uma leitura não subjetiva do texto, e sim de uma leitura racional, sendo assim, capaz de analisar, separar e correlacionar as partes do texto, resumindo com clareza as ideia do texto em foco.
Para se fazer um fichamento, o estudante deve se concentrar em três esquemas de leitura.
No primeiro esquema, o estudante deve buscar identificar as informações sobre o autor e o objetivo do texto, examinando suas ideias centrais, tentando identificar sobre o que se trata o texto.
O estudante deve tambem observar como se desenvolve o raciocínio do autor, atentando para suas teses e provas. Sendo o primeiro momento, uma vista geral sobre o texto.
Já no segundo esquema de leitura, devemos interpretar os significados não transparentes presentes no texto, tendo como base a seguinte pergunta: "O que o autor quis demonstrar?"
"Existe originalidade nas ideias?"
Em terceira leitura esquematizada, nós estudantes devemos fazer uma análise crítica do texto, fazendo uso do senso científico. Temos como base as perguntas: "O autor atingiu os objetivos estabelecidos?"
"Foi claro, e coerente?"
Por último, vem a problemática. Nesta etapa da leitura, devemos encontrar no texto a problematização, que se indaga sobre a possiblidade de aplicação efetiva do texto em outras situações, e sua contribuição para uma nova leitura do mundo.
Espero que este resumo possa ser útil.
Alan Rios.