Os economistas - shumpeter
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO)
UÇÃO
Joseph A. Schumpeter nasceu em 1983, no antigo Império Austro-húngaro, onde atualmente encontra-se a República Checa. Suas principais obras foram: “A natureza e a essência da economia política’’, de 1908; “Teoria do desenvolvimento econômico”, de 1911;
“Ciclos econômicos”, de 1939; “Capitalismo, socialismo e democracia”, de 1942; “História da análise econômica”, de 1954.
Este trabalho irá abordar a sua obra denominada “Teoria do desenvolvimento econômico”, discutindo os fenômenos fundamentais do desenvolvimento econômico.
Schumpeter era economista, e dizia que para uma inovação ser realizada, era necessário cumprir três condições básicas: que em um determinado período existissem novas e mais vantajosas possibilidades do ponto de vista econômico privado, numa indústria ou num setor de indústrias; acesso limitado a tais possibilidades fossem devido a qualificações pessoais necessárias, ou por causa de circunstâncias exteriores; uma situação econômica que permitisse um cálculo de custos e planejamento razoavelmente confiável, isto é, em uma situação de equilíbrio econômico.
O autor cita cinco exemplos de inovações que alteram o estado de equilíbrio da economia são eles: a introdução de um novo bem no mercado, a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias; a conquista de novas fontes de matérias-primas, ou, por fim, a alteração da estrutura de mercado vigente, como a quebra de um monopólio.
Onde a situação econômica devia ser entendida a partir da “satisfação das necessidades” que era o fim de toda a produção. Sendo assim produzir era combinar forças e materiais disponíveis, para produzir coisas, com métodos, recursos e meios produtivos diferentes, utilizando novas combinações resultando em desenvolvimento econômico. A vida econômica, assim como o processo social em evolução demonstram historicamente, que mudam e se