Empreendendorismo por criatividade
Enxergar uma oportunidade lida com pesquisa e senso de análise, neste parâmetro se enquadra o empreendedorismo por oportunidade, surgido pela percepção de um nicho de mercado ainda carente de produtos e serviços que sacie suas necessidades.
O termo "empreendedorismo" foi praticamente criado pelo Economista Joseph Shumpeter na década de 50. Segundo Shumpeter, o empreendedor é aquele que cria e inova.
No fim da década de 60, Kenneth E. Knight e Peter Drucker introduziram o conceito de análise de riscos dentro de um projeto empreendedor. Segundo Francis Bacon, as oportunidades não aparecem prontas, a realidade praticamente as indica para quem tiver talento de observação e idealização de soluções.
Porém, o empreendedor não é apenas aquele que abre uma empresa, há também o empreendedor funcionário de uma empresa, parceiro num projeto, iniciador de projetos sociais que visem a recuperação de pessoas, de desenvolvimento local de uma cidade, de promoção cultural, e demais possibilidades.
Enxergar uma oportunidade, além de talento, é resultante de treino, experiência e sobretudo de estudos e orientações que facilitem ao empreendedor a analisar os próprios passos e mitigar possíveis riscos.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo_e_oportunidade/20875/ http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo_de_necessidade_x_empreendedorismo_de_oportunidade/27880/ http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/noticias/dicas-e-noticias-franquias/o-conceito-de-empreendedorismo Empreendedor por oportunidade cresce no país
Em