Os diversos rostos da infância
Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação
Introdução
Neste artigo buscaremos discutir sobre os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação. Visando entender o processo de desenvolvimento infantil através da busca pela concepção do que é infância e quanto às formas de educá-la ,baseando-se nos fundamentos filosóficos da educação e nos diversos rostos da infância. Também analisaremos os diversos modos de vida e educação da criança através das gerações, dando ênfase as mudanças ocorridas, ao longo dos anos, no entendimento quanto à infância no mundo social, político e econômico. Este trabalho tem por objetivo apresentar os diversos rostos da infância, suas características, influências e experiências vividas e retratadas; tem por finalidade mostrar a importância de se valorizar e respeitar as fases de uma criança e o quanto as influências podem agregar valores para seu desenvolvimento.
Propõe-se refletir sobre os fundamentos históricos-filosóficos da educação e dos conceitos de infância.Os diversos rostos da infância e suas respectivas formas de educação.
Vivenciamos hoje muitos debates sobre as várias formas de educação das crianças. Tem se procurado uma resposta a tantos conflitos e violências a menores infratores . Sobre os valores a ensinar diante de um currículo a seguir, de quem será a “obrigação” de educar?
Se nos referimos à educação no âmbito do ler e escrever ou educar para a vida, certamente nos levará a uma divisão de “tarefas”.
Essa preocupação hoje com as formas de educar ou responsabilidades a distribuir, são frutos de uma despreocupação centenária com o que se fazer com essas crianças ou como nos referimos a elas diretamente.
Nos primórdios da sociedade essa delegação de como educar, onde educar, para que educar foi, por muito tempo, uma tarefa destinada unicamente aos pais, segundo a cultura, moral, sexualidade, valores e religião