Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação
OS “DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA” E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp. .
Osasco/SP
2011
RESUMO
Ao elaborar este trabalho teve como objetivo refletir sobre A Construção histórico-filosófica do conceito de infância, tendo como questão central Os “diversos rostos da infância” e suas respectivas formas de educação. Em primeiro momento quando nos pensamos diversos rostos da infância a imagem que nos vem à mente é de pureza e serenidade por traz de um olhar inocente e verdadeiro, porém se deixarmos os fatos falarem por si só, nos deparamos com marcas de uma história, tão visível e profunda no rosto de nossa infância que vem sendo dia após dia pronunciado pelo tempo.
Palavras-Chave: Crianças – Infância - História
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. OS “DIVERSOS ROSTOS DA INFÂNCIA” E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO. 6
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4. REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho pudemos analisar as diferentes faces da criança, desde a educação severa das escolas do inicio do século passado, ate o ensino mais interativo, onde as professoras tentam interagir com a criança, utilizando material pedagógico de acordo com a faixa etária e trazendo o seu cotidiano para os estudos.
Verificamos que o tratamento que uma pessoa recebe na sua infância será refletido na sua vida adulta.
Utilizamos como fonte de apoio, textos (filosóficos de renomados filósofos focados no processo da educação) e filmes ( onde as crianças são expostas a situações que não condizem com suas respectivas idades).
No desenvolvimento deste, verificamos o desenvolvimento da educação, o impacto da influência que os adultos possuem sobre a criança e a necessidade do desenvolvimento de escolas