Os cortes de carne bovina ideais para suas receitas
É normal surgir aquela dúvida, especialmente entre os novatos nas artes culinárias: qual é a melhor carne pra um churrasco? E pra um ensopado? O que é carne de primeira e carne de segunda?
São muitas perguntas, que podem ser respondidas de maneira simples – apenas tendo um guia para nos orientar. Preparamos a lista abaixo dos cortes de carne bovina e sua melhor utilização. Você pode até imprimir essa página e deixar em um lugar visível da sua cozinha.
1 – Peito: Corte de segunda (pode vir com osso ou sem osso). Boa para caldos, cozidos e ensopados.
2 – Pescoço: Corte de terceira. Boa para sopas e cozidos.
3 – Cupim: Corte de segunda. Boa para churrascos. Pode ser o vilão de uma dieta, já que é um dos cortes mais gordurosos do boi.
4 – Acém: Corte de segunda. Boa para bifes de panela, ensopados e assados. Junto com o patinho, é considerado o melhor corte para carne moída.
5 - Braço (ou paleta): Corte de segunda. Boa para cozidos, caldos, ensopados e molhos. Por ser bastante saboroso, é um corte escolhido também para rechear.
6 – Músculo: Corte de segunda e de terceira. Boa para ensopados, cozidos, caldos e molhos. O ossobuco é músculo ainda com osso, ainda com o tutano. Depois de cozido, fica uma delícia com pão, por exemplo.
7 – Capa de filé: Corte de segunda. Boa para assados e refogados.
8 – Aba de filé: Corte de segunda. Bom para hambúrgueres e croquetes.
9 – Ponta de agulha: Corte de terceira. Boa para caldos, ensopados e refogados.
10 – Filé de costela: Corte de segunda. Boa para fazer ensopados e refogados.
11 – Contrafilé (ou filé de lombo): Corte de primeira. Boa para grelhados, assados, churrascos e rosbifes. Seu grande segredo é não deixar passar do tempo ideal para não endurecer, com exceção à carnes maturadas, que são muito mais macias. Busque sempre as peças com capa de gordura, que ficam mais macias e saborosas durante o preparo.
12 – Filé mignon: Corte de