A era do gelo
Filme: A Era do Gelo
A ERA DO GELO
O filme “A era do gelo” é uma divertida fábula que se passa na Pré-História do Homem. É difícil precisar exatamente em qual zona temporal da História a trama acontece, a maior referência é exatamente a Era que dá título à fita.
Porém, para entendermos melhor o que ocorre, precisamos conhecer o que foi essa “Era do gelo” sob o ponto de vista Geológico.
O termo “Era do gelo” (também Idade do gelo, Período glacial ou Era glacial) é utilizado para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais.
O Planeta Terra passou por várias Eras do gelo as quais receberam denominações para serem catalogadas geologicamente.
Durante os últimos milhões de anos, os Glaciares ocorreram com frequências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:
• Glaciação Donau - há cerca de dois milhões de anos
• Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos
• Glaciação Mindel - há cerca de 400 mil anos
• Glaciação Riss - há cerca de 150 mil anos
• Glaciação Würm - há cerca de 20 mil anos
A última Idade do gelo, a qual, provavelmente, é a retratada no filme, aconteceu há cerca de 20 mil anos (a glaciação Würm) e teria sido a responsável por formar uma passagem de gelo entre o continente americano e o Estreito de Bering na Ásia. Essa passagem teria sido o caminho por onde o Homo Sapiens migrou da Ásia para a América do Norte.
O enredo desse primeiro filme “A Era do gelo” tem como “pano de fundo”, a migração dos animais e dos seres humanos para locais mais quentes e, no caso dos humanos, de caça mais abundante.
Os movimentos migratórios dos animais se dão de forma instintiva. Essas migrações são cruciais para a sobrevivência de suas espécies. Uns viajam quilômetros para o local onde nasceram, para ali procriarem, como, por exemplo, algumas espécies de tartarugas marinhas; outros atravessam