Os conflitos e a frustração
Profª Maria Angela – 2009
CONFLITO, FRUSTRAÇÃO E AJUSTAMENTO
( resenha- cap. 13 – Psicologia Geral – Elaine Maria Braghirolli – Editora Vozes)
A personalidade, à medida que se desenvolve, enfrenta uma série de problemas e situações novas às quais se deve adaptar ou com as quais deve conviver. Estes problemas geram estados psicológicos conhecidos com o nome de conflitos, frustrações e ansiedades.
Os conflitos, as frustrações e as ansiedades estão presentes na vida de todo e qualquer ser humano. Até determinado grau, esses problemas são inerentes à vida e indicam até normalidade. Independentemente de quem somos e da quantidade e qualidade de nossas energias psíquicas, haverá sempre motivos não satisfeitos, barreiras a superar, escolhas a fazer, adiamentos a tolerar e objetos e situações a temer. Ajustamento designa precisamente a tarefa realizada pela personalidade para superar esses problemas e/ ou conviver com os mesmos.
CONFLITO
Estamos diante de um conflito quando há dois motivos incompatíveis querendo assumir a direção de nosso comportamento. Denomina-se conflito o estado psicológico decorrente da situação em que a pessoa é motivada, ao mesmo tempo, para dois comportamentos incompatíveis. Se a pessoa pudesse atender aos dois motivos, não haveria conflito.O conflito nasce precisamente da necessidade de se fazer uma escolha , uma opção. A satisfação de um motivo leva automaticamente ao bloqueio e frustração do outro. Kurt Lewin define conflito como sendo o resultado da oposição de duas forças igualmente fortes.
Tipos de conflito
Existem três tipos de conflito:
* Conflito aproximação/aproximação- o indivíduo está perante duas ou mais forças positivas. O conflito surge porque só é possível escolher uma resposta.
* Conflito afastamento/afastamento- o indivíduo está perante duas alternativas desagradáveis, hesitando qual delas evitar.
* Conflito aproximação/afastamento- o indivíduo está