Conflito, frustração e ajustamento
Os conflitos, as frustrações e as ansiedades estão presentes na vida de todo e qualquer ser humano. Até determinado grau, esses problemas são inerentes à vida e indicam até normalidade. Independentemente de quem somos e da quantidade e qualidade de nossas energias psíquicas, haverá sempre motivos não satisfeitos, barreiras a superar, escolhas a fazer, adiamentos a tolerar e objetos e situações a temer. Ajustamento designa precisamente a tarefa realizada pela personalidade para superar esses problemas e/ ou conviver com os mesmos.
CONFLITO
Estamos diante de um conflito quando há dois motivos incompatíveis querendo assumir a direção de nosso comportamento. Denomina-se conflito o estado psicológico decorrente da situação em que a pessoa é motivada, ao mesmo tempo, para dois comportamentos incompatíveis. Se a pessoa pudesse atender aos dois motivos, não haveria conflito.O conflito nasce precisamente da necessidade de se fazer uma escolha , uma opção. A satisfação de um motivo leva automaticamente ao bloqueio e frustração do outro. Kurt Lewin define conflito como sendo o resultado da oposição de duas forças igualmente fortes.
FRUSTRAÇÃO
Fala-se muito em frustração. Às vezes, quando queremos nos referir a alguém pejorativamente, dizemos que é um frustrado. Mas o que significa frustração? Entende-se por frustração o estado emocional que acompanha a interrupção de um comportamento motivado. Outros preferem não fazer menção a estados internos definindo frustração como a pura e simples interrupção no curso de um comportamento.
Do exposto, deduzimos que todos sofrem frustrações e, neste sentido, somos todos frustrados. Ninguém pode evitar por completo as frustrações uma vez que nem todas as nossas necessidades e