Interação
INTRODUÇÃO:
Inicialmente foi identificado de que forma as pessoas estão comprometidas. Em seguida buscou-se identificar os aspectos que influenciam o comprometimento. Por fim foram sugeridas alternativas para tornar o comprometimento satisfatório, tanto para a organização quanto para o indivíduo. Comprometimento é o ato de comprometer-se, dando a idéia de obrigação por compromisso, é a tendência de obriga-se a um serviço por engajamento. O comprometimento com a organização, foi classificado quanto a sua natureza como: a) afetivo – desejo de permanecer na organização; b) calculativo – necessidade de permanecer na organização e c) normativo – obrigação de permanecer na organização.
O método de abordagem utilizado no presente trabalho foi o método dedutivo e a pesquisa quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva do tipo levantamento bibliográfico. Conclui-se com este estudo que o comprometimento é medido por meio de uma série de características que o indivíduo e a organização devem possuir. Para o empregado o comprometimento da empresa é importante, pois lhe transfere segurança, sensação de proteção e preocupação com seu bem estar e não somente interesse pela atividade que executa. Na visão das empresas, o comprometimento do empregado é importante, pois aproxima seus objetivos e metas com os da empresa. O empregado comprometido tende a ser mais produtivo, pois vê a empresa como sua e luta por seu progresso.
As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando na organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Há, portanto, a necessidade da realização do trabalho em grupos ou em equipes. As organizações são responsáveis sobre as vidas e sobre a qualidade de vida das pessoas que nelas trabalham. As pessoas nascem, crescem, são educadas, trabalham e se divertem dentro das organizações. Sejam quais forem os seus objetivos – lucrativos,