Logistica
Curso: Técnico em Logística
Módulo II
MOVIMENTAÇÃO
DE
MATERIAIS
Profª. Eliani Boldrin
Aluno(s)
Marcelo R. Fernandes
Rodrigo S. Goeking
São Paulo
2012
INTRODUÇÃO
Compreender a estrutura do processo produtivo numa empresa está relacionado a muitas observações, e uma das mais importantes é a administração de materiais, principalmente no que tange ao armazenamento e movimentação de materiais. A relação custo x benefício é um dos pontos em evidência porque um mal armazenamento, um layout mal feito e o mau aproveitamento dos espaços podem comprometer o rendimento, a produtividade e as tomadas de decisões futuras, comprometendo muitos outros aspectos.
A movimentação de materiais, seja nas etapas iniciais do processo, em seu decurso ou na fase final, de transporte de produtos acabados, também exercem forte influência nas demais etapas.
Em face disso, procuramos neste trabalho elucidar os pontos-chave da administração de materiais nesses aspectos analisando os objetivos das estratégias de administração, armazenamento e movimentação de materiais, bem como o espaço físico, arranjos e principalmente a utilização do espaço vertical para otimização do layout e funcionalidade.
Movimentação de materiais: é a arte e a ciência do fluxo de materiais, envolvendo a embalagem, movimentação e estocagem.
O manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. É atividade executada em depósitos, fábricas, e lojas, assim como no transbordo entre tipos de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo das mercadorias (o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos). Métodos e equipamentos de movimentação interna ineficientes podem acarretar altos custos para a empresa devido ao