Guerra de canudos
Causas da Guerra. O Governo baiano, com o apoio dos grandes latifundiários (donos de terras, chamados de Coronéis), passou a exigir que toda a população pagasse impostos. Porém a estiagem daquele ano foi uma das piores, destruindo roças, matando animais, levando a fome, miséria e desemprego. Para forçar a população a pagar, grupos armados eram contratados pelos coronéis, eles aterrorizavam a população, levando ameaças de morte, estupros entre outros tipos de violência.
Quem foi José Conselheiro. Em meio ao caos e também graças ao fanatismo religioso, surge o beato Antônio Vicente Mendes Maciel, popularmente conhecido como Antônio Conselheiro, que se dizia ser um enviado de Deus e que sua missão na Terra era liderar um movimento contra as injustiças sociais, por essa razão acabou se tornando o inimigo número 1 dos latifundiários. Ele conseguiu arrebatar dezenas de homens, que se uniram e lutaram em uma das Guerras Civis mais importes da História. Os sertanejos o consideravam um homem santo, muitos alegaram que ele fazia milagres e também tinha premonições.
Antônio Conselheiro também criticava duramente a República. Os Coronéis o acusaram de defender a volta da Monarquia, e dessa forma, conseguiram o apoio militar do Governo do Estado da Bahia e também da capital, na época Rio de Janeiro.
Os conflitos. Apesar de a tropa do beato Antônio Conselheiro ter sido montada, na maioria, por homens simples, sertanejos e trabalhadores