guerra de canudos
Trabalho Apresentado para a obtenção de nota parcial na disciplina de História solicitado pela professora Glenda.Manaus/AM
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo caracterizar e mostrar algumas causas e conseqüências de um dos episódios mais marcantes na história brasileira, o motivo que levaram a tantas injustiças e revoltas na comunidade de Canudos.
Uma guerra que terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitosprisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.
Mostrando a brava luta de Antônio Conselheiro que lutou tornando-se líder do arraial e atraindo milhares de pessoas. Onde Acreditava que República, recém-implantada no país, era materialização do reino do Anti-Cristo na Terra.
GUERRA DE CANUDOS
A Guerra de Canudos ouCampanha de Canudos, também chamada de Guerra dos Canudos[1], foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
O 40º Batalhão deInfantaria, da província do Pará, em Canudos, 1897
A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crençanuma salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro