citação
Para que a empresa consiga se estruturar no mercado atual e permanecer, é necessário que seus gestores se conscientizem que eles e seus funcionários precisam estar em constante aprendizado, pois todo dia o mercado apresenta novas exigências, é preciso que haja controle e planejamento de todas as atividades exercidas na empresa.
DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo : Transformando idéias em Negócios. 2. ed. Rio de janeiro : Elsevier , 2005.
O presente trabalho tem como objetivo, discutir o planejamento estratégico dentro das micro e pequenas empresas (MPEs), Apontando as dificuldades enfrentadas na implementação desta ferramenta administrativa. Para isso foram definidos os conceitos e as etapas do planejamento estratégico, abordando a visão de renomados autores como (Terense, 2002), (Maxiniano, 2004), (Montana, 2000), (Miranda et al. 2005) e a história do planejamento estratégico. As principais vantagens de implementar um planejamento estratégico são, a possibilidade de antever as ameaças e oportunidades do ambiente e poder explorá-las, e a possibilidade de controle, já que os objetivos e resultados são mensuráveis. Muitos gestores ignoram essa ferramenta, em conseqüência disso as taxas de mortalidade das pequenas empresas nos primeiros anos de funcionamento são elevadas. Foram encontrados problemas na disseminação do planejamento estratégico para todas as áreas integrantes da organização, na ineficiente capacidade gerencial para dominar todos os setores produtivos da empresa e na insuficiência de recursos para implementação de tal ferramenta de gestão.
Palavras Chave: Planejamento estratégico, micro e pequenas empresas (MPE), sucesso, continuidade.
O planejamento estratégico é uma ferramenta imprescindível para a sobrevivência e sucesso das organizações. Nos dias atuais, a