ESCOLA ATOMISTA
DISIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS CORPOREIDADE
ESCOLA ATOMISTA
RECIFE
2013
ÍNDICE
INTRODUÇÃO...............................................................................3
LEUCIPO DE ÁBDERA (VIDA E OBRAS)....................................4
DEMÓCRITO DE ÁBDERA............................................................5
NA ANTIGUIDADE E OBRAS........................................................6
Introdução
A importância dos atomistas se encontra no fato de haverem estes filósofos da Grécia clássica se antecipado em vários pontos às teorias atômicas modernas. Ainda outras idéias tem apresentado a escola, porquanto alguns dos seus representantes foram de vasto saber.
A escola atomista é representada por Leucipo (nascido entre c. 490 e 460, falecido c. 420 a.C.) e Demócrito (c. 460-370 a.C.- c. 370 a.C.).
Cronologicamente se situam, pois, os primeiros atomistas no final do período pré-socrático e início do socrático. Desenvolvendo-se em Ábdera, cidade representativa da Trácia (norte da Grécia), alcançou, ao tempo de Aristóteles, uma repercussão considerável, e que mantém ressonância na escola de Epicuro, do período pós-socrático.
Ordenamente didático. Se conhecêssemos suficientemente as diferenças entre as doutrinas de Leucipo, mais antigo, e de Demócrito, mais recente, deveríamos tratar o primeiro como um pré-socrático e o segundo como um socrático. Entretanto, as notícias que nos chegaram da escola atomista tratam suas doutrinas como um corpus, atribuído globalmente aos seus dois primeiros representantes, sem muito distinguir entre um e outro.
Perderam-se as obras destes seus autores, de sorte a ser impossível uma análise da evolução interna exaustiva dos mesmos. Presume-se que os aspectos peculiares à atomística sejam posteriores e por isso mais peculiares a Demócrito. Mas, aquilo que é essencial à escola, o atomismo, se deve em