a importância do orçamento na gestão financeira
As políticas sociais desenvolveram-se mais direcionadas à “proteção” aos trabalhadores, com o objetivo de criar condições para garantir a força de trabalho adequada, que atendesse as exigências do mercado emergente, considerando que a política social também foi produto de luta dos trabalhadores reivindicando suas necessidades .
Durante os anos da ditadura militar as políticas sociais possuíram em seu interior o objetivo de legitimação do sistema autoritário vigente, com caráter fragmentário, setorial e emergencial, se sustentava na necessidade de dar legitimidade aos governos que buscavam bases sociais para manter-se no poder. Neste período, passava-se a ideologia de que o desenvolvimento social seria decorrente do desenvolvimento econômico. Durante o período de 1964 o golpe militar a Constituição democrática, o país se desenvolveu economicamente, com expansão da produção, modernização e entrada do capital estrangeiro, onde as políticas sociais apresentavam um caráter assistencialista e clientelista a intervenção social do estado ganhou dimensões e características bastante nítidas, definindo um perfil específico de política social, regido por princípios simples e coerentes com o padrão excludente e conservador de desenvolvimento econômico.
O período da ditadura militar foi caracterizado pela censura, autoritarismo, repressão e ausência de eleições. Na década de 1980, sob o governo do General João Batista Figueiredo, a sociedade brasileira passa a