Os Ciclos da Natureza
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
TURMA I1
DOCENTE: VIVIANE LAYME
DISCENTE: JÉSSICA CLOVONI BERTO DOCKHORN
OS CICLOS DA NATUREZA
Cuiabá 2011
Os Ciclos da Natureza
A vida na Terra se desenvolve através de uma reciclagem constante. Os elementos são continuamente recriados a partir dos átomos que circulam em cadeias biogeoquímicas. Morte e decomposição são partes de um ciclo que possibilita novas estruturações. Entre os mais importantes ciclos da natureza estão o da água, do carbono, do enxofre, do fósforo e do nitrogênio, sendo que a cadeia alimentar pode ser entendida como um ciclo de energia.
Ciclo da Água
Também conhecido como ciclo hidrológico, é a contínua circulação da água sobre o nosso planeta.
O sol aquece a água presente nos lagos, nos rios, nos mares e nos oceanos. Ocorre então a passagem da fase líquida para a fase gasosa da água, conhecida como evaporação. Também há transferência da água da superfície terrestre para a atmosfera através da transpiração dos animais e das plantas, conhecida como evapotranspiração. A sublimação é a passagem direta da água da fase sólida (água das geleiras) para a de vapor.
A água em forma de vapor é transportada para as regiões mais altas da atmosfera pelas massas de ar. Ao ser submetido a baixas temperaturas, o vapor condensa e se liquefaz, e as nuvens são formadas. As partículas de água existentes nas nuvens colidem e vão formando gotas cada vez maiores, que caem do céu sob a forma de chuva, neve ou granizo.
A maioria das gotículas de água das nuvens precipita sob a forma de chuva e se acumula sobre a terra formando fluxos de água e regatos. As que caem como neve podem se acumular no topo de montanhas ou em geleiras. Uma parte da água que cai sobre a terra é absorvida e se infiltra no solo formando os lençóis