O ciclo da água na natureza
Introdução:
No ambiente a água apresenta-se nos estados liquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor) estando em constante interação com o solo, a atmosfera, a vegetação e a fauna. A compreensão desta interação não é simples, pois a água muda de estado em muitas ocasiões e em outras sua existência não é evidente como, por exemplo, quando se infiltra, deixando o solo úmido ou quando se torna invisível, na forma de vapor. A água pode estar armazenada no subsolo e também é parte integrante dos seres vivos, onde sua presença não é evidente à primeira vista. Pode-se imaginar que a água pratica um verdadeiro jogo de esconde-esconde conosco sendo um desafio identificá-la sempre que está presente.
O objetivo deste módulo é habilitar o aluno a identificar a água em seus estados e entender como ocorrem as transformações – mudanças de estado físico - identificando-as no seu cotidiano, tanto em fenômenos naturais como os decorrentes de atividades humanas.
A EBULIÇÃO
CONTEUDO PARA O PROFESSOR
A água pode existir no estado gasoso. O vapor d'água é invisível. Para vaporizar a água há 2 meios, um lento, a evaporação e outro rápido, a ebulição que transforma toda a massa líquida em gás quase que ao mesmo tempo. Formam-se portanto bolhas de vapor d'água no fundo do recipiente e que sobem no meio líquido. Seja qual for a quantidade de calor que entra no líquido e seja qual for o tempo que isso leva, a água ferve numa mesma temperatura, próxima a 100 °C. Este seria o valor exato ao nível do mar. Em São Carlos e São Paulo a água ferve em aproximadamente 97,5 °C, devido à altitude destas cidades, entre 700m e 800m.
O que significam as palavras
Vapor: É a água em estado gasoso. O vapor é um gás invisível, não tem cheiro e nem gosto.
Névoa ou Neblina: São pequenas partículas de água espalhadas no ar. É visível.
Nuvem: é neblina em grande altitude.
Ebulir é a mesma coisa que ferver. É a passagem rápida de líquido a vapor.
Ebulição: