Ciclo da Água
Marcos da Silva de Melo
1 - JUSTIFICATIVA:
O presente projeto: Os Fenômenos da Natureza têm por finalidade abordar o tema de maneira lúdica e dinâmica sobre “Ciclo Hidrológico na Educação Infantil” nas escolas públicas. O trabalho dos fenômenos da natureza tem que ser implantado na educação pela questão que há p regionalismo de clim variando de região para região, com isso demostrando para a criança o seu referencial de clima, efeitos que são naturais e efeitos modificado pelo homem que. A água constada no planeta terra é necessária para a sobrevivência dos seres vivos. Sem a água, o homem, os animais e as plantas morreriam. Com isso estudando o ciclo hidrológico da água, vem minimizar alguns mitos que vem roteando a sociedade infantil.
Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PCN’s) por sua vez, a visão da criança como ser que é também parte da natureza e do cosmo merece igualmente destaque, especialmente se considerarmos as ameaças de esgotamento de recursos em nosso planeta e as alterações climáticas evidentes nos últimos anos.
Tiriba (2005), os seres humanos partilham a vida na Terra com inúmeras espécies animais, vegetais e minerais, sem as quais a vida no planeta não pode existir. Essas espécies, por sua vez, interagem permanentemente, estabelecendo-se um equilíbrio frágil e instável entre todos os seres que habitam o ar, a água dos rios, dos lagos e dos mares, os campos, as florestas e as cidades, em nosso sistema solar e em todo o universo.
Ainda Tiriba (2005) relata que os Fenômenos da natureza na educação infantil e conhecer o mundo com outros olhares, não sendo só em sala de aula, porém saindo dos muros.
Criando condições para que as crianças desfrutem da vida ao ar livre, aprendam a conhecer o mundo da natureza em que vivemos, compreendam as repercussões das ações humanas nesse mundo e sejam incentivadas em atitudes de preservação e respeito à