Riscos tecnológicos
João Pedro Soares Duarte
Ciclo do Carbono
Escola secundária Inês de Castro 2012/13
Hugo Ferreira Nº9, João Duarte Nº12 12ºG
Disciplina: Meio Ambiente
Módulo 3: Ecossistemas Florestais
Introdução
Temos como objetivo fazer este trabalho sobre o Ciclo de Carbono, para conhecer os procedimentos, a evolução do ciclo de carbono, origem do ciclo, a influência humana e a importância da natureza.
1. – Ciclo de Carbono
O Carbono é o principal constituinte de qualquer matéria orgânica, sendo portanto essencial à vida na terra. Situa-se disponível no ar atmosférico ou dissolvido na água, na forma de gás carbónico. O CO2 entra na composição do ar atmosférico com apenas 0,03%. Entretanto esta quantidade é suficiente para manter toda a vida na terra, uma vez que se mantém em contínua reciclagem, através do seu ciclo. Inicialmente, o CO2 é fixado por vegetais, algas e bactérias na fotossíntese, formando carboidratos e libertando oxigénio.
Fig.1:Ciclo do Carbono.
Fonte:(http://www.igeo.pt/instituto/cegig/gdr/index.php?princ=PROJECTOS/PREK&sessao=m_projectos).
No planeta terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo “lento” ou geológico, e o ciclo “rápido” ou biológico.
1.1-Origem do Ciclo de Carbono
O Ciclo do carbono inicia-se a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autotrófos, absorvem o gás carbónico da atmosfera e o utilizam na fotossintese, incorporando as suas moléculas. Então o carbono passa para o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o