Ciclos da natureza
Ciclos da Natureza – Água – Carbono – Hidrogênio
Ciclo da Água
De grande importância para a manutenção da vida na Terra, o ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
O Processo
1º Estágio Evaporação. Como a água chega a atmosfera de 3(três) maneiras:
Evaporação: A água de lagos, rios e oceanos evapora, por causa do calor do Sol.
Transpiração: De seres vivos como as plantas e animais.
Sublimação: É a passagem direta da água do estado sólido para o liquido. (Ex: Água das Geleiras)
2º Estágio Condensação. É a passagem do estado gasoso para o liquido. Acontece quando o vapor de água entra em contato com correntes de ar, que levam esse vapor de água a até regiões mais altas da atmosfera onde a temperatura do ar é mais frio e a água se liquefaz, transformando o vapor de água em água em estado liquido, e assim se formam as nuvens que aos poucos se tornam nuvens de chuva.
3º Estágio Precipitação. Quando acontece a chuva.
A água que deixou de ser vapor e se tornam gotículas que vão se unindo e formam a gota, esta o ficar pesada caí da nuvem em forma de chuva.
Este é o clico mais importante do nosso planeta Terra, o que garante a vida a todos os seres vivos.
Ciclo do Carbono O carbono é o elemento fundamental na constituição das moléculas orgânicas. O carbono é utilizado primariamente pelos seres vivos está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos.
O carbono passa a fazer parte da biomassa através do processo da fotossíntese. Os seres fotossintetizantes, as plantas e vegetais, incorporam o gás carbônico atmosférico, transformando-se em moléculas orgânicas.
O Processo.
O carbono é absorvido pelas