Os carboídratos
Cláudio Góes
Os Carboidratos
Os carboidratos constituem uma das mais importantes classes de biomoléculas presentes no planeta Terra, além de encerrarem uma gama de funções biológicas, sendo a principal fonte energética da maioria das células não fotossintéticas. Todavia, os carboidratos são pouco discutidos no Ensino Médio. Os carboidratos representam uma classe de biomoléculas amplamente distribuídas pela face da Terra; o que denota a sua importância. Sua oxidação é o principal meio de abastecimento energético da maioria das células cuja base de nutrição se fundamenta no heterotrofismo. Além do suprimento energético, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo. Com o propósito de prover alguns importantes conceitos, de forma mais ampla e rigorosa, o presente artigo reporta as principais propriedades e funções dos carboidratos, bem como atividades experimentais para o estudo de algumas propriedades físico-químicas.
Do ponto de vista bioquímico, são classificados como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas
(Figura 1) ou substâncias que liberam tais compostos por hidrólise. O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar. Por isso, são assim denominados, embora nem todos apresentem sabor adocicado. O termo carboidratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fórmula geral (CH2O)n apresentada pela maioria dessas moléculas.
Podem ser divididos em três classes principais de acordo com o número de ligações glicosídicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos
A Figura 1 mostra a estrutura química da glicose e da frutose; dois monossacarídeos abundantes na natureza. Esses glicídios são os principais açúcares de muitas frutas, como uva, maçã, laranja, pêssego etc. A presença da glicose e da frutose possibilita, devido à fermentação, a produção de bebidas como o vinho e as sidras, cujo processo é anaeróbio e