Propriedades Físicas de Matérias Primas Para Azeitonas e Milhos
“JÚLIO DE MESQUITA DE FILHO”
Campus de São José do Rio Preto
Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos (DETA)
Laboratório de Matérias Primas de Alimentos
Propriedades Físicas de Matérias Primas
Para Azeitonas e Milhos
São José do Rio Preto, 27 de março de 2014
1. Introdução
Entre 10.000 e 5.000 anos antes de nossa Era, algumas das sociedades neolíticas tinham, com efeito, começado a semear plantas e manter animais em cativeiro, com vistas a multiplicá-los e utilizar-se de seus produtos (MAZOYER et. al., 2010).
A agricultura teve sua criação há muito tempo, como mostra o trecho acima, porém, cada vez mais procura-se maneiras de melhorá-la, em rendimento, transporte, qualidade e duração pós-colheita. Uma das formas de sabermos sobre as condições e particularidades de produtos como frutas e cereais é através de análises das propriedades físicas desses alimentos.
O conhecimento das propriedades físicas é essencial no que se refere às pesquisas com produtos alimentícios: prediz a velocidade de secagem para alimentos de variada composição e formas geométricas, quando submetidos a diferentes condições de secagem, aquecimento e resfriamento (RIBEIRO et. al., 2002). Além desses processos, essas propriedades ajudam no transporte e até mesmo na projeção de máquinas para colheita. Sendo, portanto, de suma importância para a indústria alimentícia.
Nessa prática, utilizou-se azeitonas (Olea europaea) e milho (Zea mays Poaceae), a fim de determinar algumas características físicas, sendo elas: circularidade, esfericidade, volume aparente e real, massa específica real e aparente, porosidade, ângulo de repouso e velocidade terminal.
2. Metodologia
2.1 Circularidade
Para determinar a forma e o tamanho dos produtos, deve-se fazer as projeções necessárias destes produtos com o auxílio de um retroprojetor. Com a projeção obtida, desenhe tantos círculos quanto necessários nos pontos de