Operações unitárias na industria de alimentos
Operações unitárias são etapas e seqüências de operações e/ou processos que transformam uma matéria-prima em um produto final. Cada operação possui um efeito específico, identificado e previsível no alimento. Um alimento processado é um material alimentício devidamente acondicionado, e que possui uma vida útil acima da alcançada em estado natural, sendo utilizados para isso métodos físicos, químicos e/ou físicoquímicos.
Indústrias que preparam alimentos frescos, abatedouros e as empresas que embalam vegetais para a venda.
Indústria de conservas. Indústrias que fabricam produtos que servem para alimentos, como a moagem ou sal de cozinha. Indústrias que fabricam alimentos prontos para consumir.
É toda substância de origem animal, vegetal ou mineral, em estado bruto.
E podem ser classificadas de acordo com sua estabilidade em: perecíveis, semiperecíveis e não perecíveis. Toda matéria prima deve passar por um processo de limpeza antes do seu processamento, com o propósito de remover contaminantes, areia, insetos, etc. Isso é essencial para proteção do processo e dos equipamentos, assim como um produto final seguro para o consumo. A limpeza é feita geralmente por peneiração, lavagem e desinfecção. Depois ocorre a seleção, classificação e descascamento.
REDUÇÃO DE TAMANHO MISTURA SEPARAÇÃO APLICAÇÃO DE CALOR RESFRIAMENTO/CONGELAMENTO ELETROMAGNÉTICA EXTRAÇÃO DESTILAÇÃO EXTRUSÃO TRANSPORTE
Pode ser necessário reduzir o tamanho de alimentos sólidos utilizando pra isto equipamentos próprios. Essa redução pode dar origem a produtos como, farinha, a partir de grãos de milho o e trigo, ou preparar o alimento para a próxima operação, como no caso de frutas e legumes para a moagem.
A redução de tamanho também facilita outros processos como: secagem, extração,