case
Curso: Eng. de Produção – 7º Período
Profa.: Hellen Patricia.
MATERIAL DIDÁTICO
UNIDADE I – AGROINDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO
1.1. Introdução:
A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura (envolve as atividades de criação e multiplicação de vegetais e animais aquáticos) ou silvicultura (parte da agronomia que trata do reflorestamento e da cultura das matas. Um termo bastante associado à silvicultura é a "arboricultura" que se refere ao plantio das árvores).
O grau de transformação varia amplamente em função dos objetivos das empresas agroindustriais. Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor. Em comparação a outros segmentos industriais da economia, ela apresenta uma certa originalidade decorrente de três características fundamentais das matérias-primas: sazonabilidade, perecibilidade e heterogeneidade.
Atualmente, existe uma tendência crescente de busca da melhoria das características dos produtos de origem agrícola, visando tanto a sua comercialização como o seu armazenamento por longos períodos. Essa melhoria é obtida por meio da industrialização, ou seja, do processamento industrial do produto vegetal in natura. Com isso, consegue-se agregar valor e aumentar a utilização desses produtos. O processamento tecnológico agroindustrial tem sido o segmento da economia brasileira que tem apresentado os mais expressivos índices de crescimento, gerando empregos especialmente para profissionais com formação na área.
O processamento de produtos de origem agrícola visando a melhoria de suas condições para serem transportados, armazenados e consumidos é o objetivo da tecnologia agroindustrial. Em geral, o processamento resulta em uma agregação de valor ao produto agrícola, ou seja, o aumento do seu valor de mercado e