Os carboidratos
Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza, constituem ¾ da massa seca de todas as plantas (grãos, verduras, hortaliças), e são produzidos pelas plantas verdes na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar, são também considerados componentes essenciais na dieta humana. Eles são os responsáveis por fornecer energias necessárias para a manutenção da vida e da capacidade que temos de andar, pensar, divertir, passear, trabalhar, etc., junto com as proteínas e lipídeos compõem as principais fontes de energia no organismo. Adicionalmente, eles desempenham um papel importante na estrutura e no armazenamento de energia do corpo humano, nos processos do sistema imune, na patogênese, coagulação do sangue e no desenvolvimento. Eles regulam funções fisiológicas e metabólicas como o apetite, ingestão de minerais e os níveis de colesterol.
Os carboidratos são utilizados na indústria de alimentos de inúmeras formas, e para uma séria de funções. O amido é das formas mais abundantse de carboidrato na natureza é encontrado em grande concentração em plantas como: Vegetais- cereais (arroz, trigo, milho, aveia, cevada), raízes e tubérculos (batata inglesa, batata doce, mandioca, beterraba, inhame), leguminosas (feijão), frutas, doces, etc. De um modo geral os carboidratos constituem uma boa parte da alimentação humana, e os industrializados vão de cerveja, molho para salada, ketchup e amendoim a sorvete, cereais, biscoitos, doces e sobremesas, na maioria das vezes são eles responsáveis pela fonte energética e por dar cor, aroma, sabor e textura, aos alimentos.
A inulina e as oligofrutoses, respectivamente, polímero e oligômeros de D-frutose, são importantes como carboidratos de reserva em plantas. Seus nomes derivam de oligossacarídeos (carboidratos com menos de 10 subunidades de monossacarídeos) compostos predominantemente de frutose. A inulina e as oligofrutoses são utilizadas para enriquecer com fibras