Os Benefícios Fisiológicos do Alongamento e Flexibilidade para o Corpo
Professor Ricardo
Pesquisa de Educação Física
I Unidade
Evelyn Santana – Básico B
Salvador/BA
2013
Os Benefícios Fisiológicos do Alongamento e Flexibilidade para o Corpo
O alongamento é a técnica utilizada para alcançar uma boa flexibilidade que é influenciada por fatores como a idade, sexo, individualidade biológica e a condição física. Estudos evidenciam que entre 10 e 16 anos a flexibilidade apresenta melhores resultados e, ao longo da vida, esta diminui devido ás mudanças músculo-esqueléticas e fisiológicas relacionadas á idade.
A prática do alongamento garante uma boa flexibilidade, o que favorece uma maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas, diminui o risco de lesões e melhora a postura corporal. Portanto, o alongamento pode ser caracterizado como uma técnica com o objetivo de manter os níveis de flexibilidade obtidos, evitando encurtamentos musculares que estamos sujeitos pela falta de atividade física.
É necessário o alongamento para evitar encurtamento muscular, além de causar uma sensação de relaxamento e prevenir estiramentos musculares.
Um corpo flexível é um corpo sem limitações articulares.
Suplementação na Prática de Esportes e para Atletas de Alto Rendimento
A suplementação de proteínas é recomendada nos casos em que o praticante de atividade física não consegue ingerir, pela dieta, a quantidade adequada desse nutriente. Quando a ingestão de proteína é insuficiente torna-se aumentando o risco de balanço nitrogenado negativo, que pode elevar o catabolismo proteico e tornar mais lenta a recuperação pós-treino.
Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), os exercícios de força exigem maior consumo de proteínas do que os de resistência.