Aquecimento vs Alongamento
Souza, Deysi
Resumo
Com base nos artigos pesquisados e revisados, o intuito da pesquisa foi explicar a importância do aquecimento e alongamento muscular na prática esportiva.
A prática de exercícios sem aquecimento prévio está ligada ao menor desempenho, pois a musculatura pode não estar devidamente aquecida e os sistemas cardiovascular e pulmonar não totalmente preparados para um exercício mais intenso.
Procuramos encontrar a melhor forma de realizações desses exercicios de aquecimento, destacando seus principais efeitos fisiológicos e benefícios.
Palavras Chaves: Aquecimento, Alongamentos, Treinos, Flexibilidade
Introdução
O alongamento antes do treino pode diminuir a capacidade do músculo em controlar um movimento ou gerar força porque com as fibras mais alongadas diminuímos a nossa capacidade de absorver energia. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, alongar antes de começar um treino de corrida não previne ou impede o aparecimento das lesões, pois elas são causadas por outros fatores, como por exemplo, a sobrecarga ou a falta de aquecimento.
De forma prática, alongar - se significa afastar a origem do músculo esquelético (local de onde o músculo se fixa, por meio de tendões) de sua inserção (local no qual o músculo se prende em seu final, também por meio de tendões), de forma que este estiramento provoque adaptações positivas para o músculo (Weppler & Magnusson, 2010).
Porém, o alongamento não substitui o aquecimento, sendo ambos diferentes entre si.
O aquecimento pré-treino evita lesões em qualquer esporte porque ele prepara nossa musculatura para receber o esforço físico. Os principais objetivos fisiológicos do aquecimento geral são: obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho.
Devemos elevar a temperatura corporal, pois ao atingir a temperatura ideal, as reações fisiológicas