Plano de aula educação física - lutas
Faixa Etária: 9 – 17 anos.
Objetivo: Vivenciar o conteúdo Lutas e rever os conceitos dos alunos acerca do tema.
Tempo: 4 Horas-Aula de 45 minutos
Espaço: Espaço aberto e amplo, com demarcações no chão.
Materiais: Quadra, Giz, Corda e Colchonetes.
Aula 1
Desenvolvimento: O professor deverá fazer uma introdução ao tema Lutas em sala de aula. O tema gera muita polêmica, pois muitos entendem esse conteúdo como violência e supremacia física. O professor deve introduzir o tema e pedir palavras-chave e anotar na lousa. Os alunos deverão copiar todas as palavras para uma avaliação posterior. Após angariar as opiniões dos alunos, o professor deve definir (se possível com as palavras dos alunos para que se insiram como membros participantes da construção do conhecimento) o que é luta no contexto da educação física. Anote a definição que os alunos apontarem.
Algumas das palavras que surgirão (provavelmente) serão: briga, combate, desavença, disputa, treta, pendência, violência, sangue, rixa, morte... depende da região em que se trabalha. Guarde registro dessas palavras.
Após isso, o professor deverá pedir algum tipo de produção dos alunos. Pode ser um desenho ou texto, dependendo da capacidade da turma.
Aula 2
Essa aula deve ser realizada em quadra. Deve seguir o seguinte fluxo:
Aquecimento – 5 minutos
O aquecimento fica a critério do professor. É recomendado uma corrida curta e alguns exercícios de alongamento.
Parte Principal
Mini-sumô – 35 minutos
Os alunos devem se dividir em duplas. No chão, deve-se desenhar um círculo, quadrado ou ainda aproveitar as linhas da quadra. As duplas se posicionarão dentro da parte em questão e terá como objetivo retirar o outro da área somente empurrando, sem golpes de impacto. É interessante que a atividade não seja realizada por todos ao mesmo tempo, para que haja observação e participação da atividade. Nessa fase, as duplas devem ter características parecidas (peso, altura, sexo etc). Diga para os alunos que