ccccccc
Índice
Introdução
Conclusão
Bibliografia
Aquecimento de Futebol para a competição
O principal objetivo do aquecimento, no futebol bem como em todos os outros desportos, é preparar o organismo para o esforço que vai realizar em seguida. O aquecimento aponta para a preparação dos movimentos específicos, para a prevenção lesões e para a obtenção do estado físico e mental necessários à prática da modalidade.
O aquecimento pode ser dividido em duas partes. A ativação geral e o aquecimento específico.
Na ativação geral queremos que os jogadores comecem a adaptar-se ao tipo de movimento que vão realizar no jogo. Inicia-se com movimentos curtos e pouco explosivos, com pausas entre movimentos (com a mesma duração do movimento realizado) e vamos gradualmente evoluindo, tornando esta fase menos descontínua (com menos pausas) e os movimentos cada vez mais "potentes". O objetivo nesta fase passa, fundamentalmente, por "despertar" o organismo, preparando-o para a atividade física.
No aquecimento específico queremos que os jogadores comecem a realizar ações técnicas e táticas específicas do jogo, de forma a que se adaptem ao contexto específico do futebol. Selecionamos então exercícios "reduzidos" que estimulem a adaptação à realidade do jogo, de forma a estimular as mesmas dificuldades que vão encontrar, tais como relação com a bola, relação com os colegas, relação com os adversários, relação com a baliza e relação com o espaço. Aqui tentamos que o exercício seja o menos descontínuo possível e que as pausas sejam originadas por consequência do próprio exercício (param quando alguém mete a bola fora do espaço de jogo e recomeçam quando ela volta a entrar), tal como acontece no jogo.
Assim sendo, o aquecimento é 99% das vezes específico para o futebol sem que haja desperdício de tempo, direcionando desde o início os jogadores para o contexto em questão: Futebol.
Cada vez mais as equipas de alto nível trabalham o aquecimento o seu