os bastidores da disney
Encantar é o lema do maior parque de diversões do mundo, a Disneylândia. Quem não conhece, sonha em ir e quem já foi, garante que voltará. Mas o que a tal Disney tem de tão especial que atrai gente do mundo inteiro, desde crianças até os idosos? A resposta é simples: tudo Cliente encantado é cliente fiel. E fidelização garante a volta. No livro Nos bastidores da Disney, Tom Connellan mostra em sete lições como a Disneylândia, através de simples ações, encanta seus clientes.
1. Concorrência. Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara. O atendimento telefônico é comparado com os serviços de atendimento telefônico existentes. Já o atendimento da bilheteria é comparado com outros atendimentos de bilheteiros e assim por diante. Por esse motivo, a atenção, educação e o jeito ao tratar o cliente são tão fundamentais quanto à eficiência e rapidez na solução para o problema apresentado. Criatividade também conta muito na Disney
2. Fantástica atenção aos detalhes. Prestar atenção à fisionomia das pessoas, aos seus desejos, à pintura das luminárias, ao calor da comida, etc., é essencial na Disney e em sua instituição.
3. Todos mostram entusiasmo. Os atendentes da Disney estão sempre felizes, dão atenção aos visitantes, arrumam o que deve ser arrumado, jogam o lixo no lixo, oferecem flores e percebem outras necessidades dos visitantes. O cliente é o maior foco. Assim sendo, eles devem perceber quando uma família está tendo dificuldades num mapa, por exemplo, largar tudo o que estiverem fazendo e ajudar as pessoas a chegarem onde querem.
4. Tudo mostra entusiasmo. As esculturas, as paredes, os restaurantes e todas as pessoas que trabalham no parque estão perfeitamente alinhadas, prestando atenção aos