residuos solidos
Este Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS tem por finalidade controlar os resíduos gerados e manipulados e, assim, evitar os impactos potenciais sobre a população, os trabalhadores e o meio ambiente.
O processo de elaboração deste Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos envolveu o planejamento, a coleta e validação das informações, análise das informações e o relatório com o PGRS. As atividades realizadas incluíram visitas ao local com a verificação das instalações e da área do entorno, análise dos documentos e registros disponíveis no local, entrevistas com as pessoas que atuam em nome da BRASCO, a identificação dos resíduos gerados, a caracterização das situações de riscos atuais e as propostas dos critérios adequados para o controle operacional da geração, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte, reciclagem/reutilização/recuperação, tratamento e destinação dos resíduos.
O gerenciamento de resíduos sólidos eficaz deve ser conduzido com o balanceamento de procedimentos corretos de coleta, segregação, estocagem temporária, tratamento e destinação, associados com técnicas de minimização da geração de resíduos, para que o objetivo da gestão seja controlar os resíduos para evitar danos ambientais com os recursos essenciais disponíveis; abrangendo recursos humanos, tecnologia e recursos financeiros.
Para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos utilizou-se como base a Lei n 9966/00, de 28/04/2000, a Resolução CONAMA n° 313/02, de 29 de outubro de 2002, a restrição n° 17 da Licença de Operação n° FE002751, de 19/05/2003 e o Regulamento Técnico de Boas Práticas Sanitárias no Gerenciamento de Resíduos Sólidos publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (Resolução - RDC nº 056, de 06 de agosto de 2008).
2. OBJETIVO O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo garantir a manutenção da qualidade ambiental nas áreas sob responsabilidade mediante a