Os autores negros e o desenvolvimento da literatura no brasil
Maria Aparecida Batista Oliveira
Professor: Tutor Externo Antônio Fernandes do Amaral
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0204) Práticas Educativas
06/12/2012
RESUMO
Este estudo exibe os principais autores negros que contribuíram com a literatura no Brasil. No século XIX, como Maria Firmina dos Reis que nasceu no Maranhão em 1823 e foi escritora, poeta e educadora. A partir de então, Luís Gama publicou mais e mais crônicas e poemas sempre recheados de ironia. Cruz e Souza também foi um talento literário que viveu durante o período escravista. Um dos grandes nomes da literatura realista brasileira foi Joaquim Maria Machado de Assis, embora parte de sua obra, escrita na década de 1870, seja considerada de inspiração romântica. A grande estréia de Lima Barreto como escritor foi em 1909, com a publicação em Portugal de Recordações do Escrivão Isaías Caminha, que criticava duramente a sociedade brasileira pós- abolição, marcada pelo preconceito.
Palavras-Chave: Autores negros. Escrita. Literatura.
1 INTRODUÇÃO No século XIX, a palavra escrita e impressa em jornais e revistas era o principal canal de divulgação de notícias e idéias. Na época, grande parte da população brasileira era analfabeta, a maioria era de negros, ainda que nascidos livres, mas nem por isso deixaram de existir importantes jornalistas e literatos afro-brasileiros. E foram tantos que seria impossível conhecerem-se todos em um pequeno estudo. Sabe-se apenas um pouco sobre nomes como Maria Firmina, Luís Gama, Machado de Assis, Cruz e Souza e Lima Barreto.
2 Maria Firmina, Luís Gama, Machado de Assis, Cruz e Souza. Se durante a escravidão as chances de negros freqüentarem a escola eram bem pequenas, para mulheres negras eram ainda menores. Por isso é tão importante destacar uma mulher que, embora pouco conhecida, foi uma das pioneiras na literatura feminina