literatura infantil e juvenil representações afro brasileiras
Nome: GABRIELLE MENDES FIALHO
Professora: CONCEIÇÃO EVARISTO
FICHAMENTO DO TEXTO: ¨ O NEGRO NA LITERATURA INFANTO JUVENIL BRASILEIRA¨
O artigo apresentado na revista Thema do nome O NEGRO NA LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA de Luciana Cunha Lauria da Silva e Katia Gomes da Silva nos apresenta um aparato sobre a história dos primórdios da história da literatura infantil, sua importância e também nos fala sobre os anos de exclusão dos personagens negros e posteriormente a sua implantação na literatura.
De acordo com o texto a literatura é muito importante para a sociedade. Além do deleite decorrente da apreciação na ocasião da leitura, ela possibilita a transmissão de valores e normas fundamentais para o bom convívio em sociedade. No entanto, a literatura também pode contribuir para a manutenção de tradições estereotipadas, que acabam legitimando o imaginário social racista. Portanto, é necessário analisar criticamente a produção literária, entender seu contexto histórico e observar as mensagens sublinhares.
Dessa forma, a literatura infantil brasileira surge como gênero literário no final do século
XIX, período de mudanças na estrutura da sociedade as quais desencadearam, devido ao advento da idade moderna, o surgimento de uma nova classe social - a burguesia - e a estruturação de um mundo capitalista, no qual passa a imperar a livre iniciativa. Com a Revolução Industrial, surge um novo tipo de sociedade, uma nova família que passa a se preocupar mais com a educação e a formação de suas crianças e jovens, antes considerados apenas como miniaturas de adultos, cujos primórdios foram marcados por uma formação basicamente eurocêntrica, com pouco ou nenhuma presença de negros. Mais a frente, observamos a entrada da presença de crianças negras na literatura infanto-juvenil. Isso ocorre a partir dos anos 980, com livros que apresentam os negros como personagens principais, objetivando a