Economia
Bem econômico é um bem escasso em quantidade, em razão de sua procura. É também um bem apropriável e tem valor monetário. Quase todos os bens são bens econômicos: automóvel, alimentos, roupas, moradia, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos, etc.
Bem livre é aquele que é ilimitado em quantidade, ou muito abundante, e que não pode ser apropriado. Como exemplos, pode-se citar o ar, o sol, a chuva.
2. Explique os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, quanto produzir, como e para quem). Por que a ideia de escassez dos recursos de produção é vital para responder os problemas econômicos fundamentais.
O que produzir está relacionado às escolhas de produção, às alternativas de produção que se colocam: quais os recursos que serão utilizados e o que será produzido com eles?
Quanto produzir está relacionado às quantidades: ao escolher o que será produzido, precisa-se definir a quantidade desse produto que será colocado no mercado.
Como produzir se refere às tecnologias utilizadas no processo produtivo. Será uma produção mais intensiva em mão-de-obra? Será mais intensiva em máquinas?
Para quem produzir define o público que vai usufruir dos resultados dessa produção. Qual a abrangência de mercado que será atingida? Será uma produção focada no público local ou mundial? Será um produto para as massas, ou artigo de luxo para a elite?
Os problemas econômicos fundamentais “o que, quanto, como e para quem produzir” estão relacionados à questão da escassez de recursos produtivos para atender a necessidades humanas ilimitadas. Essas “necessidades” mudam com o passar do tempo; criam-se novos produtos, novos serviços, e a questão que surge então é como alocar os recursos produtivos (que são escassos) para a viabilização da produção desses “novos” bens. A partir daí, responder os problemas econômicos fundamentais torna-se uma questão complexa. Deve-se tomar a decisão do que