OS ANOS 1930, INCERTEZAS DO REGIME
Instituto de Ciência Humanas
Disciplina: História do Brasil República II
Aluno: Matheus Jacometti Data: 17/03/2014
Resumo do texto: “Os anos 1930: As incertezas do regime”
De acordo com o discurso de Vargas e dos homens que ajudaram o novo regime, a Revolução de 1930 e 1937 eram fases do mesmo processo. Ou seja, o Estado Novo, segundo essa visão , seria o resultado natural de um movimento que teve o ponto de partida em 30. A despeito da heterogeneidade, no ideário da Aliança Liberal estavam presentes temas relacionados com justiça social e liberdade política. Propunham também a diversificação da economia, com a defesa de outros produtos agrícolas além do café, e a diminuição das disparidades regionais.
Vargas assumiu a chefia do Governo Provisória da nação. De imediato o congresso nacional e as assembléias estaduais e municipais foram fechados, os governantes de estado depostos e a constituição de 1891 revogada. Vargas passou a governar através de decretos- lei. No setor industrial foram propostas medidas como a exploração estatal do petróleo a instalação de uma indústria siderúrgica nacional, a nacionalização das minas e demais recursos naturais e a estatização dos núcleos fundamentais da infraestrutura econômica.
“Era necessário consolidar a unidade política da região. Coesos, os estados do Norte e Nordeste teriam melhores condições de participar do jogo político. Nesse sentido é que a busca de uma nação conjunta marcaria, no pós -1930, a história da região.”
Ainda em novembro de 1930 , foram criados o Ministério do Trabalho , Industria e Comércio chamado de Ministério da Revolução e o Ministério da Educação e Saúde Pública Á exceção do salário mínimo, que será regulamentado durante o Estado Novo , entre 1931 e 1934 foi promulgada uma série de decretos e leis de proteção ao trabalhador. A jornada de trabalho no trabalho e no comércio e na indústria foi fixada em oito horas; o trabalho da mulher e