OS ANOS 1930: AS INCERTEZAS DO REGIME
OS ANOS 1930: AS INCERTEZAS DO REGIME
ARTIGO
Letícia Borges Rodrigues
Professor Dr. Wagner da Silva Teixeira
Resenha apresentada à Unidade Temática “Autoritarismos e Democracia no Brasil” do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
UBERABA
2015
PANDOLFI, Dulce Chaves. Os anos 1930: As incertezas do regime. In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (org.). O Brasil Republicano: O tempo do Nacional-Estatismo - Do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. 3 ed. p. 14-37.
A autora Dulce Pandolfi possui uma longa carreira acadêmica. Formou-se no ano de 1975 pela Universidade Federal Fluminense -UFF, e entre os anos de 1981 e 1983 obteve o título de Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ. Obteve o título de Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, em 1994 e tem atuado em temas como: comunismo, identidade, história, partidos políticos, elites, movimentos sociais, ongs, direitos e cidadania. Seu principal foco é na História do Brasil Contemporâneo, analisado a partir das perspectivas da História, da Sociologia e da Ciência Política. Atualmente é pesquisadora e professora na Fundação Getúlio Vargas, onde atua na graduação e na pós-graduação.
Integrante da coleção “O Brasil Republicano” o capítulo aqui resenhado faz parte do segundo volume de quatro que compõem esta coleção que tem por tema central pensar o país da Proclmação da República aos dias atuais, trazendo novas leituras sobre essa fase da história brasileira. Dentre os trabalhos mobilizados está o capítulo “Os anos 1930: As incertezas do regime” escrito por Dulce Pandolfi que abre esse volume da coleção e traz uma reflexão acerca de um dos momentos mais intensos do Brasil no século XX: a década de 1930.
Neste trabalho, a autora tem por objetivo analisar os processos políticos