Orienta es para fazer CITA O Regras da ABNT
PROFª: KÁDYAN GONZAGA
REGRAS DA ABN PARA FAZER CITAÇÃO:
CITAÇÃO DIRETA: É aquela que você fala com as palavras exatas do autor citado. -> cita ipses literes.
Atenção: TODAS AS CITAÇÕES DIRETAS DEVEM MENCIONAR ANO E PÁGINA
Citação Direta de até 3 linhas:
Se faz dentro do próprio parágrafo, com a mesma fonte, apenas colocando A citação entre aspas.
Exemplos:
Rogério Greco (2012, p. 01), assim nos ensina com invejável propriedade que “A primeira velocidade seria aquela tradicional do Direito Penal, que tem por fim último a aplicação de uma pena privativa de liberdade. Nessa hipótese, devem ser observadas todas as regras garantistas, sejam elas penais ou processuais penais.”
Ou:
Rogério Greco assim dispõe com muita propriedade que “A primeira velocidade seria aquela tradicional do Direito Penal, que tem por fim último a aplicação de uma pena privativa de liberdade. Nessa hipótese, devem ser observadas todas as regras garantistas, sejam elas penais ou processuais penais.” (2012, p. 01).
Citação Indireta de até 3 linhas:
Se faz em parágrafo próprio, em fonte tamanho 10, espaçamento simples (1,0), com recuo de 7 cm ao todo (3 cm da margem + 4 cm).
Exemplos:
O ilustre doutrinador Jakobs, na tentativa de justificar a aplicação de sua teoria, faz uma distinção entre o criminoso comum e o criminoso inimigo:
[...] quando um cidadão comete um delito, o Direito Penal é acionado para reagir contra um fato passado (direito penal do fato), mediante regras convencionais de uma imputação, que recaem a partir de atos executórios. Por outro lado, quando alguém, por livre iniciativa, decide adotar o crime como um “estilo de vida” ou modus vivendi, abandonando assim o status de cidadão para se tornar um inimigo do Estado, faz-se necessário o acionamento de mecanismos mais rígidos, não somente contra fatos passados, mas também contra fatos futuros (2009, p. 49).
O ilustre doutrinador Jakobs (2009, p. 49), na tentativa de