O concreto
O concreto é um material composto, uma pedra artificial feita de areia, brita, água e cimento. Podendo durar de anos até séculos, o concreto pode ser utilizado no levantamento de prédios e casas, nas calçadas e ruas, entre outros. O principal componente do concreto é o cimento. O primeiro cimento como conhecemos hoje foi criado em 1824 por Joseph Aspdin que o chamou de Cimento Portland devido sua semelhança com uma pedra existente em Portland, Inglaterra. O calcário e a argila são a matéria-prima do cimento.
Tudo começa nas minas de calcário onde o minério é extraído através da detonação, cada explosão libera cerca de 50 mil toneladas que mantém um triturador ocupado por 5 dias. Após a detonação caminhões caçamba levam o material para a britagem, onde as enormes pedras retiradas da mina são reduzidas em pedregulhos de mesmo tamanho, depois as rochas passam por uma serie de trituradores até chegar a uma poeira que seria capaz de passar por um coador de café. O calcário segue para a dosagem onde forma uma mistura ideal de calcário, argila e minério de ferro através de balanças dosadoras contraladas pelo laboratório central. O calcário então é misturado com cálcio, silício, alumínio e ferro e ficam parecendo uma farinha que se chama cru. O cru então vai para os silos de farinha onde o material passa por ciclones e depois pelo calcinador onde o ar então é separado e a farinha pré-aquecida, inicia-se então a liberação do CO2.
O cru preaquecido entra no forno de calcinação, uma imensa caldeira cilíndrica, revestido com blocos de cerâmica com temperaturas que chegam a mais de 1500ºC criando assim uma espécie de lava. Através do seu resfriamento o material passa para o estado solido chamado clínquer. O forno permanece em constante rotação para evitar que o material acumule no fundo. Quando os blocos de cerâmica estão danificados, o forno é fechado e demora uma semana para que esfrie completamente para que as equipes de manutenção façam os reparos