Unidade 3 G NEROS TEXTUAIS
1. Utilizando argumentos de autoridade, construa um texto de aproximadamente 15 linhas posicionando-se com relação ao sistema de cotas. O sistema de cotas é absolutamente necessário para a sociedade, especialmente para aqueles que são menos favorecidos nesse sistema, pois ela é uma forma de pessoas que tiveram poucas oportunidades na vida conseguirem fazer o seu melhor e mudarem seus destinos. Sem as cotas seria muito difícil para um jovem desfavorecido que passou a vida estudando em escolas públicas de péssima qualidade de ensino, entrar em uma faculdade por meio de vestibular, disputado por outros jovens que passaram sua vida todas treinando em cursinhos caros e especializados. Por isso as cotam deve ser incentivadas e mostradas da maneira certa a toda população, mostrando como seriam poucas as chances de melhor vida daqueles que dependem dessas poucas oportunidades que a sociedade lhes oferece. Assim as pessoas poderiam entender que ser contra as cotas pode ser apenas um ato de egoísmo, baseadas apenas nos “grupos raciais” como classificaram esse movimento os estudiosos F. Fernandes, A.L. Costa Pinto, O. Ianni e F.H. Cardoso na pesquisa que fizeram.
2. Utilizando argumentos por exclusão, redija um parágrafo de no máximo sete linhas mostrando que seria mais adequado contratar o consultor A e não o consultor B. Pelos fatos que me foram apresentados, gostaria de dar a minha opinião sobre os consultores que gostaria de contratar Senhor Diretor. Seria bem mais sensato contratar o consultor A, já que se mostra um homem de boa índole. Seu currículo é muito bom, ele possui vários cursos e duas faculdades. Já o consultor B por outro lado se mostrou um homem preguiçoso e de poucos feitos, me parece uma pessoa sem ética e sem caráter.
3. Desconstrua, por meio da argumentação pelo absurdo, o seguinte pensamento: “O povo não vai a museus porque não gosta”.
Os museus guardam a história da humanidade neles estão tudo que já foi