os 4 pilares da educação
Os Quatro Pilares da Educação são princípios definidores da estratégia de promover a educação como desenvolvimento humano. Podemos afirmar que são propostas que vão muito além da informação ou mesmo do mero desenvolvimento de um conhecimento intelectual e certamente podemos elencá-las como metas a fim de aprimorar a Educação Mundial.
Os quatro pilares também geram relações dialógicas condizentes com a criatividade, o construtivismo e a solidariedade. Possibilitam desenvolver capacidades que levem os alunos a serem protagonistas do seu próprio destino.
Aprender a conhecer: Caminha com o interesse, a disposição para adquirir, de reelaborar e reconstruir novos conhecimentos. É o mesmo que aprender a aprender, para tirar proveito das oportunidades oferecidas.
Aprender a fazer: mostra a disposição para realizar, tornar as pessoas aptas a enfrentar numerosas situações, de enfrentar os riscos, de errar mesmo na busca de acertar.
Aprender a conviver: traz o desafio de aprender com a convivência, aprendendo a respeitar as diferenças e o exercício de fraternidade, nos valores do pluralismo e da concepção mútua de paz.
Aprender a ser: talvez, seja o mais importante por explicitar a importância de desenvolver sua personalidade, com o objetivo de viver com maior capacidade e responsabilidade pessoal.
Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, podem-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente.
Referência
Os Quatro Pilares da Educação. Disponível em http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm Acesso em 06/05/12