Os 4 pilares da educação
Os Quatro Pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação. Por isso a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento.
Os Quatro Pilares da Educação e o Cotidiano do Professor, na obra Um Tesouro a Descobrir de Jacques Delors, relata estratégias para promover a educação como desenvolvimento humano. Todos eles foram definidos no “Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no século XXI” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) do qual formam o núcleo principal para o desenvolvimento da criança.
O conceito de educação como desenvolvimento humano, objetiva a construção de competências estimulando e valorizando as potencialidades do indivíduo de forma integral. Focando a aprendizagem na aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, os Quatro Pilares da Educação são peças fundamentais e necessárias para conceber idéias e gerar resultados fortalecendo os princípios, os meios e principalmente os fins da própria educação.
Logo a idéia principal de trabalhar a educação para o século XXI está alicerçada na aplicabilidade dos quatro pilares da educação, o tema vem enfocar as aprendizagens fundamentais, valorizando e respeitando as particularidades dos educandos, seu tempo de aprender, o convívio deste com o grupo, entendendo o erro como um processo que levará ao acerto. Busca-se uma educação de qualidade, quebrando os paradgmas de quantidade, de números, e de resultados, passa-se a valorizar o processo de ensino-aprendizagem e o educando de uma forma holística, trabalhando o todo e não somente