4 Pilares da Educação
Nome: Cleiton Barbosa de Brito
Apresentação
Neste trabalho, apresentará uma reflexão sobre a importância dos Quatro Pilares da Educação, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Nos levando a fazermos uma reflexão séria, sobre o futuro da educação para o próximo século. Fala da educação e de suas obrigações, que cabe a educação dar informações e fórmulas para que o indivíduo possa viver socialmente, e ter material suficiente para a sua sobrevivência.
Para que isso ocorra segundo o autor a educação deve ater-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo, os pilares do conhecimento; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Temos que perceber que estas quatro vias do saber, torna-se apenas uma devido ser uma dependente da outra, necessitando sempre de trocas de informações entre elas.
Os dois primeiros Pilares remetem a questões mais específicas sobre processo de produção de conhecimento, enquanto os outros encerram uma dimensão mais ligada à consciência e ao resgate do ser humano.
Acreditamos na necessidade da educação formal oferecer elementos para que os educandos se desenvolvam nas quatro áreas mencionadas, pois estarão prosseguindo no seu desenvolvimento pessoal para aprender a aprender e aprender a fazer. Estarão, também, buscando na educação elementos que lhes permitam trabalhar em conjunto com outros indivíduos para o crescimento de uma sociedade mais justa.
APRENDER A CONHECER
Não diz respeito apenas à formação de um repertório de conhecimentos, mas também ao domínio dos instrumentos que levam ao conhecimento.
Para mostrar como devemos aprender a conhecer, o texto diz que este tipo de aprendizagem tem a finalidade e o seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Para isso a educação deverá criar formas para que a escolaridade tenha seu tempo