As serviçais
As Serviçais de Kathryn Stockett
1. Indicação bibliográfica do livro.
STOCKETT, Kathryn. As Serviçais. 1.ª edição. EUA, The Penguin Group, 2009.
2. Modo e género literário da obra e respetiva justificação.
As Serviçais é um romance pois é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos. 3. Inserção da obra na cultura e época a que pertence.
As Serviçais é um romance de época. Passa-se nos anos 60 durante a era americana dos Direitos civis e retrata a situação de três mulheres numa cidade do Mississipi que sofrem com os pensamentos racistas e injustos dos brancos para com todas as pessoas de cor. 4. Apreciação do processo de leitura:
4.1. Que tipo de reação ocorreu:
O tipo de reação que me ocorreu ao ler o livro foi de prazer.
4.2. Refere três motivos que estiveram na base desse(s) facto(s)/sentimento(s).
Confesso que vi o filme antes de ler o livro e não estava á espera de gostar tanto como gostei. Depois li o livro.
A obra, a meu ver, é inspiradora. Adorei o facto das três personagens principais lutarem pelo seu direito a liberdade de expressão que sempre foi tão reprimido naquele tempo e em especial nas regiões sulistas dos Estados Unidos. Um outro motivo é o facto das personagens serem todas de carácter forte e são na sua maioria mulheres. Os homens são apenas adereços nesta história. Agrada-me também o facto de que o romance é um retrato subtil de uma época tão dura.
5. Reação à obra lida.
5.1. Assinala o teu grau de adesão ao livro: muito, razoavelmente, pouco, nada.
O meu grau de adesão ao livro é muito.
5.2. Indica dois motivos que fundamentem a tua opinião. A história, as personagens, os cenários e o tempo em que se passa a obra cativaram-me. Fiquei presa ao livro do princípio ao fim.
Muitos consideram o final triste mas do meu ponto de vista é um final que faz sentido, acho que se fosse diferente não teria tanto impacto e não chegaria ao leitor da mesma forma tocante como