Relacoes entre Portugal-Macau
Relações entre Portugal e Macau: Uma ligação entre Ocidente e Oriente
Disciplina: Politica Externa Portuguesa
3º Ano da Licenciatura em Relações Internacionais
Docente: Daniel Rodrigues
Trabalho realizado por: Natacha Alexandra Taylor Goncalves
Ano letivo: 2013/2014
Introdução:
Portugal e Macau têm uma relação que dura há seculos. Esta relação já passou por muitas fases. A primeira sendo apenas a permanência de Portugal em Macau, que contribuiu para Portugal ter uma vantagem sobre os outros países da Europa (os verdadeiros “concorrentes” deste na altura) sendo que Portugal tinha assim uma relação de exclusividade com a os mercados asiáticos. A segunda fase durou enquanto Macau foi proclamada oficialmente colonia de Portugal, no entanto, o reconhecimento por parte da China foi difícil. A terceira fase, a que dura até agora, portanto sendo na pós-independência de Macau como colonia Portuguesa, ou seja, na transferência desta para a China em 1999. Esta relação entre Macau e Portugal tem mudado muito, tal como todas as relações entre países, mudado muito ao longo do tempo, mudou-se a forma como se veem as sociedades de ambos os lados do mundo, visto que esta relação permitiu uma maior ligação entre Ocidente e Oriente, e permitiu a clarificação da visão que cada sociedade tinha uma da outra.
A relação permitiu abrir uma linha de comércio e de comunicação entre o Ocidente, e um Oriente que no passado era fechado aos restantes países.
Mas como será que se deu esta evolução de uma relação tao especial que liga o Ocidente ao Oriente?
Numa primeira parte deste ensaio demonstrarei a relação e a história entre Portugal e Macau até à sua independência de Portugal em 1999. Numa segunda parte falarei sobre a contribuição de Macau para as relações da China com a CPLP e a relação especial que Portugal ainda tem com Macau, além de falar da