4 pilares da educaçao
Sandra R. Vanessa
Faculdades Associadas Ipiranga, Curso Pedagogia. Novembro, 1998
Este capítulo nos leva a fazermos uma reflexão séria, sobre o futuro da educação para o próximo século. Fala da educação e de suas obrigações, que cabe a educação dar informações e fórmulas para que o indivíduo possa viver socialmente, e ter material suficiente para a sua sobrevivência, conforme diz o texto (pg.89); "À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele".
Para que isso ocorra segundo o autor a educação deve ater-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo, os pilares do conhecimento; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Temos que perceber que estas quatro vias do saber, torna-se apenas uma devido ser uma dependente da outra, necessitando sempre de trocas de informações entre elas.
Aprender a conhecer
Para mostrar como devemos aprender a conhecer, o texto diz que este tipo de aprendizagem tem a finalidade e o seu fundamento é o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Para isso a educação deverá criar formas para que a escolaridade tenha seu tempo prolongado. Ou seja que o adulto, após concluir seus estudos possa prosseguir com vontade de fazer novos cursos, pesquisa etc., fazendo-o perceber que o aumento do saber o faz compreender melhor o ambiente, sob os seus diversos aspectos, com isso ser mais critico e atualizado. Na criança, desperta-la e aguçá-las para que tenha mais prazer de estudar, mas é essencial que ela possa ter acesso às metodologias científicas, com isso possa ser "amiga da ciência". Enfim aprender a conhecer antes de tudo o