Orçamento
A principal função da administração de contas a receber é estabelecer uma política de crédito dentro da empresa, que esteja ajustada à disponibilidade de capital de giro e também às necessidades de financiamento do cliente. O controle ideal de recebimentos ajusta as possibilidades internas (capital de giro) às solicitações externas (clientes). Realizar uma administração da carteira de contas a receber é estabelecer uma política de crédito dentro da empresa. Para que uma empresa possa implantar uma política de crédito que não comprometa o seu capital de giro, ela necessita dos elementos fundamentais que dão suporte à política: o desenvolvimento de fontes de informações e os métodos de análise destas.
Qualquer política de crédito está alicerçada em três elementos básicos, a saber:
1- Condições de Crédito: relaciona-se com a concessão de prazos, tanto crédito quanto valor de desconto que pode ser oferecido; .
2- Padrões de crédito: estabelecem as exigências para concessão de crédito, como o tipo de clientela, as classificações de crédito, entre outros. Sua função é minimizar o risco de não recebimento;
3- Limites de crédito: definem os valores mínimos e máximos de crédito, bem como os padrões para concessão de crédito. Sua função é assegurar que a empresa atue nos limites dos riscos financeiros estabelecidos.
Com fontes de informação e métodos de análise, a empresa pode iniciar um processo de vendas a prazo, que será avaliado como base em quatro variáveis-chaves:
- As vendas;
- Investimento em duplicatas a receber;
- As despesas fixas;
- Risco dos devedores duvidosos.
"Qualquer política de crédito irá afetar essas quatro variáveis, proporcionando variações nos rendimentos e custos da empresa. Quando a perspectiva de rendimentos com a implantação da política forem maiores, a empresa deve viabilizá-la. Caso contrário, a decisão deve ser a de não executar a política", afirma o