Retro Marketing
Márcio dos Santos Pessoa (UFAM) marcpessoa@hotmail.com
Ierecê Barbosa Monteiro (UFAM) imonteiro@uea.edu.br
Linha de Pesquisa: Design Propaganda e Marketing
Resumo
Este artigo traz uma resposta sócio-econômica ao surdo através de um novo conceito de ferramenta do marketing, que visa potencializar financeiramente públicos que são identificados como segmentos não interessantes para o mercado devido sua falta de renda. Esta nova ferramenta se chama retromarketing. Os procedimentos metodológicos estão atrelados à pesquisa bibliográfica descritiva e os resultados sinalizam para a inclusão dos portadores de necessidades especiais como consumidores potenciais e no mercado de trabalho, tornando-o visivelmente competitivo.
Palavras chave: Surdo, Segmentos, Retromarketing.
1. Introdução
O objetivo deste artigo científico é trazer à discussão respostas financeiras e sociais que o marketing pode oferecer aos públicos desfavorecidos e discriminados.
O artigo conceitua uma nova ferramenta mercadológica, ampliando ainda mais o campo de atuação do marketing, apresenta um pouco da história do surdo e sua realidade no atual mercado de trabalho, e traz também soluções oferecidas pelo retromarketing, baseadas nos princípios de marketing, para o segmento de surdo, público que é desprezado por não ter como corresponder financeiramente ao mercado de consumo.
2. Retromarketing como nova ferramenta de marketing
De acordo com Kotler (2000), o marketing é um processo social que visa a satisfação do indivíduo, com aquilo que deseja ou necessita, através de um processo de troca. Cobra (1992) complementa dizendo que além da troca, o marketing tem também a função de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Segundo Cobra (1992) para identificar uma oportunidade de segmentação de mercado é necessário analisar o mercado através de pontos importantes como a renda de um público e sua disposição para