Trabalho
Colégio Estadual Divino Pai Eterno.
Trindade, 21 de setembro de 2012.
Aluno: Pedro Laurindo da Silva Praxedes nº 37
Professor: série: 2° “C”
Gerador de Van der Graaff
Introdução
O equipamento estranho que eriça os cabelos de quem o toca se chama gerador Van der Graaff. O dispositivo parece uma grande bola de alumínio montada sobre um pedestal.
Você já se perguntou o que é esse dispositivo, como funciona, por que foi inventado? Certamente não foi inventado para eriçar o cabelo das pessoas. Se alguma dessas perguntas já passou pela sua cabeça, prepare-se para conhecer as respostas. E também discutir os geradores Van de Graaff, Campo produzido por um condutor esférico carregado, Potencial da esfera condutora, Potencia do motor que move a correia, Força eletromotriz em geral.
Quando se introduz um condutor carregado dentro de outro oco e é posto em contacto, toda a carga do primeiro passa ao segundo, qualquer que seja a carga inicial do condutor oco.
Teoricamente, o processo poderia se repetir muitas vezes, aumentando a carga do condutor oco indefinidamente. Mas, existe um limite devido às dificuldades de isolamento da carga. Quando é elevado o potencial, o ar que o rodeia se torna condutor e começa a perder carga.
A diferença entre a cubeta de Faraday e o gerador de Van der Graaff, é que na primeira a carga é introduzida de forma discreta enquanto que no segundo, é introduzido no condutor oco de forma continua mediante uma cinta transportadora. O gerador de Van der Graaff
Van der Graaff inventou o gerador que levou seu nome em 1931, com o propósito de produzir uma diferença de potencial muito alta (da ordem de 20 milhões de volts) para acelerar partículas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. Os resultados das colisões nos informam das